Home / 2022
Idealizadores da premiação, Peter Kutuchian e Márcio Moraes, foram os anfitriões da noite. “Estou muito feliz por mais uma edição cumprida. O Prêmio VIHP já está consolidado como o principal e único reconhecimento dos profissionais do nosso segmento. A próxima edição vai ser ainda melhor. Agradecemos pela parceria da R1, Best Buy Travel, Harus, Clima ao Vivo, Anserve, Realgem’s, Assa Abloy, Coca-Cola Femsa, Citro Cardilli, Skeff e, principalmente, nossa parceria com a QI Profissional”, comenta Kutuchian.
“O Prêmio VIHP é sobre superar desafios, que é uma constância para profissionais qualificados. Nos alimentamos de desafios. O evento de hoje é referente às atividades de 2022, avaliamos mais de 5 mil currículos que chegaram como candidatos e aqueles que ficaram em nossa página no LinkedIn. São consideradas 23 variáveis, como formação acadêmica, perfil de hotel, categoria e promoções até chegarmos a seis nomes que se tornam apenas três finalistas”, explica Moraes.
Criadora do Prêmio Ronaldo Barreto, que reconhece o trabalho acadêmico feito pelo setor hoteleiro, Ana Paula Spolon fala sobre o histórico do Prêmio VIHP — que acontece desde 2010. “O Prêmio VIHP é resultado de um trabalho de sete edições feito pelo Márcio e Peter. Nossa missão é reconhecer profissionais que tenham se destacado em suas áreas, homenageando trajetórias. Hoje, contamos com 66 finalistas, além de premiações de Personalidade Hoteleira, Hoteleiro do Ano, Sustentabilidade Social e Prêmio Ronaldo Barreto”
A cerimônia presencial recebeu 110 pessoas, apesar do trânsito caótico na capital paulista agravado pelas fortes chuvas, entre convidados, jurados, finalistas e representantes do setor hoteleiro para conhecer os vencedores, além de prestar homenagens aos profissionais que fazem a diferença na indústria hoteleira. No total, 27 nomes receberam estatuetas, dentre ganhadores das 22 categorias e executivos que ganharam honrarias especiais.
O Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) revelou seus vencedores e homenageados na noite dia 13 de março de 2023, no Riverview Corporate Tower, em São Paulo.
Na oitava edição da premiação, fruto da parceria entre o Hotelier News e a QI Profissional, entregou estatuetas para 22 categorias, além dos homenageados como Personalidade Hoteleira, Hoteleiro do Ano, Sustentabilidade Social e Prêmio Ronaldo Barreto. Os convidados, finalistas, jurados, parceiros e representantes do setor hoteleiro foram recebidos por Peter Kutuchian — CEO do Hotelier News —, e Márcio Moraes, gerente de carreira da QI Profissional, responsável por avaliar os 5 mil currículos dos candidatos ao prêmio.
Criado para homenagear os profissionais que fazem a hotelaria brasileira acontecer, o Prêmio VIHP de 2023 retornou em formato híbrido, repetindo o modelo adotado na edição anterior, com transmissão ao vivo pelo canal do Hotelier News no YouTube
O reconhecimento de Sustentabilidade Social deste ano foi para a Accor, representada por Antonietta Varlese, Chefe de Sustentabilidade de marcas econômicas, midscale e premium. “A trajetória de diversidade tem sido uma de nossas maiores preocupações e contamos com nossas equipes dos mais de 400 hotéis que temos na região”, ressalta Varlese
Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil, foi homenageada como Personalidade Hoteleira na oitava edição do Prêmio VIHP. “Preciso agradecer a todos os executivos da HSMAI que entendem a importância de devolver para o mercado tudo que ele nos deu. É o mínimo que podemos fazer”, salienta a executiva.
Homenageada como Personalidade Hoteleira, Mônica Paixão, diretora geral do Hotel Le Canton, dedicou a honraria ao time do resort. “Estou muito feliz pelo reconhecimento. Quero agradecer a minha família, meu marido e aos colaboradores do Le Canton, pois sem eles não bateríamos nossos recordes”.
Luiz Daniel Guijarro também foi apontado como Personalidade Hoteleira do ano de 2022. “Este não é um prêmio feito de apenas uma pessoa, mas em equipe, seja de quem está acima ou abaixo”, comenta o consultor.
O Prêmio Ronaldo Barreto destacou o professor José Roberto Yasoshima, da USP (Universidade de São Paulo), in memorian, e Geraldo Castelli, fundador da Castelli Escola Superior de Hotelaria.
Marcelo Picka Van Roey, presidente do Conselho da Resorts Brasil e diretor dos hotéis do Senac de São Pedro e Campos do Jordão, foi consagrado Hoteleiro do Ano da oitava edição do evento. “Precisamos valorizar os profissionais. Ano que vem queremos firmar uma parceria entre a Resorts Brasil e Prêmio VIHP”.
Azevedo é formado em Gestão de Turismo pela UNESA (Universidade Estácio de Sá) e conta com curso de extensão em Marketing de Luxo pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Além disso, está cursando MBA Marketing pela Universidade Cândido Mendes. Em seus mais de 14 anos de experiência no ramo, o profissional já passou pelo Four Points by Sheraton e Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, além de ter sido head concierge e gerente de Plantão e Qualidade da rede e ser professor de Turismo e Hotelaria no Senac Rio de Janeiro desde 2015.
Além de graduação em Turismo pela União Pioneira de Integração Social, Fernanda conta com vasto número de cursos de idiomas em inglês e espanhol, além de uma lista de capacitações profissionais. Essas abrangem desde RM, Marketing Digital e Gestão Financeira até boas práticas de manipulação de alimentos. Desde 2013, a profissional acumulou experiências em passagens pelo Golden Tulip Brasília Alvorada, Vila da Pipa Suítes e Restaurante Donatário, até chegar no Verdegreen Hotel em 2020. No começo deste ano, Fernanda já aceitou outro desafio no Carmel Cumbuco Resort.
Patrícia é graduada em Administração Hoteleira pela CEFET-BA (Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela ABEC. Ela também conta com extensão em Síndico Profissional pela Faculdade 02 de Julho, entre outros cursos e projetos complementares. No setor, a profissional conta com passagens pelo Matiz Salvador, Bahia Othon Palace, Hotel Adagio Salvador, Mercure Salvador Boulevard e a startup OYO, até chegar ao Wish Hotel da Bahia do Grupo Leceres em 2021.
Ana Lucia está cursando Gestão em Turismo e Coaching & Desenvolvimento Humano pela Unopar, com previsão de conclusão para este ano. A profissional também conta com Curso Intensivo em Gestão de Governança pela ABG (Associação Brasileira de Governantas), Liderança Intermediária em Governança pela Humaniza Ibero Americana, além de Desenvolvimento de Líderes e Gestão de Resultados pela Falconi Consultoria, entre outros. Em sua carreira, Ana Lucia trabalhou no Porto Real Resort, Portobello Resort & Safari e Club Med Rio das Pedras, até chegar no Le Canton, em Teresópolis (RJ)
Santos, por sua vez, conta com bacharelado em Turismo e pós-graduação em Marketing Estratégico pela UniFTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) e MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Liderança Organizacional pela Unopar (Universidade Norte do Paraná). Atuando no Transamerica Resort Comandatuba desde o começo de sua carreira, em 2007, o profissional foi de concierge para subgerente de Eventos e coordenador de Eventos, até chegar no cargo de gerente de Hospedagem, em 2021.
Toledo é formado em Eletrotécnica pela Escola Técnica Walter Belian e em Engenharia Mecânica, além de possuir MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Cruzeiro do Sul, e outras capacitações e treinamentos. O profissional acumula vasta experiência na área atuando em outros ramos desde 1998. Sua primeira experiência no setor hoteleiro passa pelo Hotel Intercontinental São Paulo, onde atuou de 2001 a 2003. Desde então, trabalhou no empreendimento e teve passagens pelo Holiday Inn Parque Anhembi e no Hotel Caesar Park Aeroporto de Guarulhos e Pullman São Paulo Guarulhos Airport, até chegar na Accor Hotels
Barbosa é bacharel em Ciências Contábeis, Contabilidade e Finanças pela Universidade Tiradentes e pós-graduado Lato Sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário, Contabilidade e Finanças pela Fanese (Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe. Além de contar com experiência docente pela UNIP (Universidade Paulista), atuou por mais de 13 anos na operadora hoteleira, passando por empreendimentos como Radisson RED Campinas, Hilton Garden Inn & Go Inn Santo André, Copacabana Suites e Quality Hotel Aracaju
Com graduação técnica em Gestão de Turismo pela Faculdade Municipal de Palhoça, Camila conta ainda com pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento de Negócios Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Fora isso, completou diversos cursos nos últimos dois anos, incluindo Fundamentos de Liderança, Produtividade e Gestão de Tempo, Negociação e Influência, e Revenue Management. Apesar da vasta formação acadêmica e experiência hoteleira, que inclui passagem pelo Ibis São José, a profissional ainda segue cursando MBA em Finanças e Controladoria pela Frankly Convey Education
Elian, por sua vez, conta com bacharelado em Gestão Comercial e Administração Hoteleira pela Ibero Americana, MBA em Administração em Marketing pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e especialização em RM pelo Senac São Paulo. A profissional acumula mais de 20 anos de experiência em vendas e marketing no setor, com passagens pelos empreendimentos Park Inn Ibirapuera by Radisson, Atlantica Hotels International, Costa do Sauípe, Rio Quente Resorts e Transamerica Comandatuba.
Néli é formada em Turismo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e possui pós-graduação em Planejamento e gestão de Negócios. Com vasta experiência na área, a profissional já trabalhou em hotéis das redes Mabu Hotéis, Bourbon Hotéis & Resorts e Transamérica, como chefe de Recepção e coordenadora de Eventos. Os destaques recentes de Néli incluem a Hotéis Deville, onde atuou como supervisora de Hospedagem por três anos, e a Mapie Especialista Estratégico em Serviços, trabalhando como consultora hoteleira por um ano. Em 2017, a executiva retornou a rede Deville, se tornando coordenadora central de Reservas, cargo que atuou por mais de seis anos, até ser nomeada gerente central de Atendimento, em 2021.
Kethleen é bacharel em Hotelaria pela UNIP (Universidade Paulista) e possui MBA incompleto em Planejamento e Organização de Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi. A profissional conta com diversos cursos e proficiências em tecnologias de gestão hoteleira. A executiva começou no ramo de hotelaria quando ingressou na Atlantica Hotels, em 2011, onde permaneceu por mais de cinco anos. Em seguida, acumulou experiências na GJP Administradora de Hotéis, Bourbon Hotéis e Resorts, Grupo Prive de Hotéis e Parques (WAM Hotéis), até chegar a Pontes Hotéis e Resorts.
Mcintyre conta com bacharel em Gestão Hoteleira pela Florida International Univercity, nos Estados Unidos, e pós-graduação em Gerenciamento de Hotel pela Universitat de Girona, na Espanha. Além de cursos e treinamentos nacionais e internacionais, no México, Curaçau e outros países, o profissional teve diversas passagens por empreendimentos hoteleiros na Venezuela. No Brasil, o executivo já trabalhou no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, no Hotel Emiliano e no Grupo Pontes Hotéis, onde atua desde 2020.
Com graduação em Nutrição pela UNINASSAU, Ramos está cursando especialização em Nutrição, Alimentação Saudável e Empreendedorismo pela PUCRS. O profissional ainda conta com formação complementar em Nutrição Funcional, AutoCAD 2D e 3D, Persuasão, Negociação e Oratória, Barista, Elaboração qualitativa de cardápio infantil e Cozinheiro Internacional. Em seus mais de 20 anos de experiência na gastronomia, Ramos é o atual Chef Executivo Corporativo da Vila Galé Hotéis, tendo trabalhado também em outros empreendimentos como Hotel Thermas, Gran Hotel Stella Mares e Catussaba Hotel.
Souza tem curso de Bartender pela Diageo Learning – Bar Academy, entre outras formações, como da Anvisa, do Mixologista Gui Rial e do SindRio, sobre diversos temas, como gestão de estoque, vinhos & espumantes, manipulação de alimentos, entre outros. Em sua trajetória profissional, Souza trabalhou no Hilton Barra e na Choperia Brahma, até se tornar head Bartender do Hotel Nacional, da Wam Hotéis & Resorts. O finalista também participou de diversas competições e campeonatos de coquetelaria e atualmente está cursando pós-graduação MBA Executivo em Gestão de Restaurantes
Mariana Mangabeira conta com bacharelado em Hotelaria pelo Centro Universitário SENAC e pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). A profissional começou no mercado hoteleiro como trainee do Hotel Melia Jardim Europa, em 2007. Em 2010, assumiu o cargo de coordenadora-assistente operacional de Eventos no Sheraton São Paulo. Em 2015, chegou responder como coordenadora de Vendas do Hilton São Paulo Morumbi até retornar para o atual empreendimento em 2016.
Joney, por sua vez, é graduado em Turismo pela Unicaldas e conta com MBA em Marketing Executivo pela Faveni. Começou sua carreira na hotelaria como monitor de lazer no Hotel Transamérica Comandatuba e, desde então, assumiu cargos de gestão na área de Lazer e Entretenimento em diferentes empreendimentos. Em seus mais de 25 anos de hotelaria, passou pelo Rio Quente Resorts, Costa do Sauípe Hotéis, Vila Galé Marés, Grand Palladium Imbassaí, Costa do Santinho, Salinas Maragogi até chegar ao Tivoli Ecoresort Praia do Forte.
Praconi é formado em Tecnologia em Hotelaria e Eventos pela Unorp (Centro Universitário do Norte Paulista). Além disso, conta com especialização em Administração Estratégia e Gestão em Recursos Humanos e Marketing pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) e em Gestão Pública e Privada do Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Desde 2002 no ramo hoteleiro, já trabalhou no Saint Peter Hotel, Quality Saint Paul, Comfort Saint Peter, Gales Park Hotel, nos ibis Curitiba Shopping e Santos Valongo, fora as unidades ibis Budget Curitiba Aeroporto, Santos Gonzaga e Foz do Iguaçu.
Fabianna é formada em Turismo pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e atualmente está cursando MBA em Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Em sua trajetória pelo setor de turismo, a profissional conta com passagens pela Infraero, Ocea Palace Beach Resort & Bungalows, Majestic Ponta Negra Beach da WorldHotels Elite, FGB Consultoria em gestão Hoteleira. Tornou-se gerente de Vendas do Aquaria Natal Hotel em 2013, cargo que ocupou até ser promovida a gerente geral em janeiro de 2022.
Miler Bairros é formado em Ciências Contábeis e Controladoria pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e possui pós-graduação em Administração e Negócios pela FGV. Fora da hotelaria, já trabalhou no Caxias do Sul Convention Visitors Bureau e hoje atua também como diretor de marketing do Floripa Convention Visitors Bureau. O profissional ingressou na hotelaria em 2007, como consultor financeiro independente do Hotel & Spa do Vinho, e conta com diversas experiências no ramo. Desde então, já trabalhou no ibis Porto Alegre Aeroporto, Mercure IL Giardino Porto Alegre, Mercure Manhattan Porto Alegre, Mercure Beverly Hills Porto Alegre, ibis Caxias do Sul, Ibis Novo Hamburgo, ibis Mogi das Cruzes, ibis Jundiaí Shopping e Novotel Curitiba Batel. Assumiu a gerência geral do LK Design Hotel em outubro de 2020.
Beatriz tem bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e em Hotelaria pelo Senac São Paulo. Fora isso, a profissional também conta com MBA em Gestão e Administração Empresarial pela Universidade Tiradentes e em Finanças pela FGV. Desde 2009 no setor hoteleiro, a profissional já trabalhou no Mercure Aracaju Del Mar, Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, Mercure Brasília Eixo Monumental, Pullman São Paulo guarulhos Airport, Bristol Recife Hotel e Suítes Convention e Intercity Hotels.
Fernanda entrou em contato com a hotelaria em 2008, ao trabalhar por mais de 5 anos na Princess Cruises Line, nos Estados Unidos. Depois, foi chefe de Recepção e supervisora de Departamentos do Empreendimento Villa Rossa, até ingressar no Grupo Vila Galé em 2017. Lá, atuou como gerente operacional do Vila Galé Eco Resort Angra até 2019, depois foi gerente geral do Vila Galé Rio de Janeiro e em 2020, do Hotel Vila Galé Paulista.
Desde 2004 no setor, Alves já trabalhou na Accor, Blue Tree Hotels, Serhs Natal Grand Hotel, Fiesta hotel Group, Costa Brasilis Resort & Spa, Iguassu Golf Resort (atual Wish Resort Folg Convention Foz do Iguaçu), Slaviero Essential Porto Velho, Grand Palladium Jamaica & Lady Hamilton & Spa, Grand Palladium Imbassai Resort & Spa, Wish Hotel da Bahia e Mabu Hotéis, além de ter sido gerente geral Cluster das marcas Wish e Prodigy em Gramado e professor convidado de mestrado em gestão Hoteleira da University of Lincoln, na Inglaterra.
© Prêmio VIHP – Todos os direitos reservados